Por:Jornal NC - Publicado em 27/07/2017
Uma das dietas mais debatidas atualmente é a de restrição ao glúten. Embora fala-se muito sobre o assunto, ele ainda é cercado de dúvidas. Basicamente, essa proteína vegetal tão debatida está presente em tudo que é feito de trigo, cevada, malte e centeio. Ou seja, ela está presente em boa parte do cardápio brasileiro. Nem mesmo a cervejinha está livre dele.
Há quem diga que uma alimentação sem glúten é mais saudável e acaba adotando a dieta mesmo sem ser intolerante ou ter alergia a essa proteína. Mas a nutricionista Maria Fernanda D’ottavio, do Check-up do HCor, faz o alerta: cortar o glúten da dieta sem necessidade pode gerar uma intolerância futura. Segundo a nutricionista Maria Fernanda, do HCor, não há nenhum estudo que comprove que a alimentação sem glúten faz bem para saúde de quem não tem a doença celíaca ou intolerância. “O glúten é uma proteína que está junto dos carboidratos, então, quando você retira o glúten, você deixa o cereal mais refinado e consequentemente você perde fibras, vitaminas e minerais desse cereal”, explica.
Veja Também: Pílulas anticoncepcional são causadoras de trombose, entenda um pouco mais
Já quem tem a doença celíaca, que é uma condição crônica que afeta o intestino de pessoas geneticamente predispostas, precisa - de fato- abandonar a proteína. A doença autoimune (ou seja, o próprio corpo rejeita a substância) causa atrofia da mucosa do intestino, prejudicando a absorção dos nutrientes, sais minerais e água. Os principais sintomas são: dor abdominal, diarreia, distensão do abdômen, queda frequente de cabelo, diminuição do apetite, lesões de pele, anemia e infertilidade.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
CidadesCidades
Prefeitura de Barueri mantém córregos limpos para evitar alagamentos
Internacional
Os campos ‘desumanos’ na Bósnia para migrantes que tentam chegar à União Europeia
EspeciaisPolítica
Congresso aprova Plano Plurianual para 2020-2023
Cidades
Agendamento para castração de cães e gatos em Barueri abre dia 11 com mais de 500 vagas
Internacional
Menino canadense pode ter descoberto cidade maia perdida com ajuda do Google Maps
Cidades
Trecho da Autonomistas em Osasco recebe gradil metálico padrão CET
Publicidade