União Europeia anuncia 10 milhões de euros para pesquisas sobre zika

O dinheiro será gerenciado pelo programa de pesquisas do bloco econômico, chamado Horizonte 2020

A União Europeia anunciou nesta terça-feira (16) que vai destinar 10 milhões de euros para as pesquisas científicas relacionadas ao Aedes aegypti e à disseminação do vírus da zika em território brasileiro. O dinheiro será gerenciado pelo programa de pesquisas do bloco econômico, chamado Horizonte 2020, e entregue diretamente às equipes científicas.
O embaixador da União Europeia no Brasil, João Cravinho, afirmou que o edital deve ser publicado em 15 de março, com um mês para a inscrição dos pesquisadores. Além de institutos como Fiocruz e Butantan, universidades e órgãos internacionais poderão participar da disputa. O diplomata não informou se as pesquisas deverão ser feitas, necessariamente, em solo brasileiro.
“Isto [o fomento à pesquisa] acontece no âmbito da investigação científica, em um edital em que as melhores propostas científicas serão financiadas. A União Europeia tem um dever de solidariedade e de interesse próprio em ajudar o Brasil nessa luta”, diz Cravinho.


Veja Também: Demutran de Barueri intensifica remoção de veículos abandonados

O anúncio foi feito após reunião com representantes de 24 dos 28 países que compõem o bloco e o ministro da Saúde, Marcelo Castro. No encontro, o governo federal esclareceu dúvidas e apresentou os dados atuais das infecções por vírus da zika, dengue e chikungunya, transmitidas pelo Aedes aegypti.
“Viemos trazer todas as informações sobre o maior problema de saúde pública do país. Como todos vocês sabem, hoje é uma preocupação internacional o problema do vírus zika. A OMS acha que pode haver uma pandemia aqui nas Américas, declarou emergência internacional e toda a comunidade está preocupada com o que acontece no Brasil”, declarou Castro. O ministro afirmou, mais uma vez, que o governo atua com “total transparência” na divulgação dos dados de pesquisas científicas e relativos ao índice de infecção.
Perguntado sobre um possível “pedido de ajuda” do Brasil à Europa, Castro disse que o assunto foi mencionado na coletiva, mas não detalhou outras ações de cooperação.Curta nossa Fanpage no Facebook