Ucrânia atinge Moscou no maior ataque de drones

Pelo menos uma pessoa foi morta perto da capital, segundo as autoridades russas

A Ucrânia atingiu a região de Moscou nesta terça-feira em seu maior ataque de drones até agora contra a capital russa, matando pelo menos uma mulher, destruindo dezenas de casas e forçando cerca de 50 voos a serem desviados dos aeroportos ao redor de Moscou. A Rússia, a maior potência nuclear do mundo, disse ter destruído pelo menos 20 drones de ataque ucranianos que se espalharam pela região de Moscou, que tem uma população de mais de 21 milhões de habitantes, e mais 124 drones em outras oito regiões. Pelo menos uma pessoa foi morta perto de Moscou, segundo as autoridades russas. Três dos quatro aeroportos de Moscou ficaram fechados por mais de seis horas e quase 50 voos foram desviados. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse aos repórteres que o ataque com drones foi mais um lembrete da verdadeira natureza da liderança política da Ucrânia, que, segundo ele, é composta por inimigos da Rússia. “Não é possível que ataques noturnos em bairros residenciais possam ser associados a uma ação militar”, disse Peskov.

“O regime de Kiev continua a demonstrar sua natureza. Eles são nossos inimigos e devemos continuar com a operação militar especial para nos proteger de tais ações”, disse ele, usando a expressão que Moscou usa para descrever sua guerra na Ucrânia. Kiev disse que a Rússia, que enviou dezenas de milhares de tropas para a Ucrânia em fevereiro de 2022, a atacou durante a noite com 46 drones, dos quais 38 foram destruídos. Os ataques de drones contra a Rússia danificaram prédios de apartamentos altos no distrito de Ramenskoye, na região de Moscou, incendiando os apartamentos, disseram os moradores à Reuters. Uma mulher de 46 anos foi morta e três pessoas ficaram feridas em Ramenskoye, disse o governador regional de Moscou, Andrei Vorobyov. Os moradores disseram que acordaram com explosões e incêndios.

“Olhei para a janela e vi uma bola de fogo”, disse Alexander Li, um morador do distrito, à Reuters. “A janela foi estourada pela onda de choque.” Georgy, um morador que não quis dar seu sobrenome, disse que ouviu um drone zumbindo do lado de fora de seu prédio durante a madrugada. “Eu abri a cortina e o drone atingiu o prédio bem diante dos meus olhos, eu vi tudo”, disse ele. “Peguei minha família e corremos para fora.”
O distrito de Ramenskoye, cerca de 50 km a sudeste do Kremlin, tem uma população de cerca de um quarto de milhão de pessoas, de acordo com dados oficiais. Mais de 70 drones também foram derrubados sobre a região russa de Bryansk e dezenas de outros sobre outras regiões, informou o Ministério da Defesa da Rússia.

Curta nossa Fanpage no Facebook