SAD de Barueri entregou cartilhas com orientações aos cuidadores de pacientes acamados

O Serviço de Assistência Domiciliar (SAD) de Barueri, iniciou e prevê terminar na segunda quinzena de maio

O Serviço de Assistência Domiciliar (SAD) de Barueri, antigo PAD (Programa de Assistência Domiciliar) iniciou e prevê terminar na segunda quinzena de maio, a entrega em residências de 397 cartilhas com orientações aos uidadores/familiares de pessoas acamadas que necessitam de atenção à saúde.

A cartilha contém 39 páginas com números de telefones úteis, informações sobre o SAD, lavagem de mãos, tabela de horário de tomada de medicamentos, alimentação, aspiração, gastronomia e jejunostomia, cuidados com ventilação mecânica não invasiva e exercícios domiciliares, dentre outras orientações.

Todo o conteúdo da cartilha foi construído pelas equipes multiprofissionais do Serviço de Assistência Domiciliar, com apoio da Diretoria Técnica de Enfermagem, ligada à Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde. O projeto gráfico é da Secretaria de Comunicação Social (Secom).

O SAD existe desde 2006. É ligado à Diretoria Técnica de Enfermagem que, por sua vez, está atrelada à Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde, da Secretaria de Saúde de Barueri. A enfermeira responsável explicou que as equipes se formaram nas unidades, a partir da necessidade de atendimento a pacientes graves que ficavam em casa e faziam uso de dispositivos como oxigênio, sonda visical de demora e gastrotomia e traqueostomia.

Veja Também: Programa de Apoio ao Potencial Empresário em Barueri está com inscrições abertas

O trabalho é desenvolvido há alguns anos e foi se aprimorando mais a cada dia, fortalecendo, qualificando os trabalhadores da Saúde de Barueri, que trouxe mais profissionais para compor a equipe mínima, que era formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e fisioterapeuta.

O SAD tem cinco equipes. A maioria trabalha com pacientes mais graves, que além de acamados e com comorbidade, têm algum tipo de dispositivo e fazem uso de oxigênio. Além do atendimento diferenciado já existente, o SAD tem estrutura para ampliar para sete o número de equipes, visando dar atenção a outros pacientes que necessitam de serviço especializado, mais qualificado do ponto de vista da assistência domiciliar.

Curta nossa Fanpage no Facebook