Russos só poderão participar dos Jogos de Inverno de 2018 sob bandeira neutra

O Comitê Olímpico Internacional anunciou nesta terça-feira (5) que suspendeu o Comitê Olímpico da Rússia dos Jogos de Inverno de 2018.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta terça-feira (5) que suspendeu o Comitê Olímpico da Rússia dos Jogos de Inverno de 2018, por doping de Estado, mas permitiu que atletas do país possam participar, embora sob bandeira neutra. A informação é da agência EFE.
“Foi decidido suspender o Comitê Olímpico Russo com efeito imediato, assim como convidar de maneira individual os atletas russos a competir nos Jogos de PyeongChang, Coreia do Sul, sob o nome de ‘Atletas Olímpicos da Rússia e sob a bandeira olímpica’”, disse o COI em comunicado.

Veja Também:Confronto entre guerrilheiros deixa 13 mortos e 71 deslocados na Colômbia

A Comissão Executiva do comitê, reunida em Lausanne, na Suíça, tomou a decisão após conhecer os resultados do chamado “relatório Schmid”, que investiga o doping de Estado na Rússia.
“Trata-se de um ataque sem precedentes à integridade dos Jogos Olímpicos e do esporte. Como atleta, me sinto muito triste por todos os atletas que sofreram por esta manipulação”, afirmou o presidente do COI, o alemão Thomas Bach, após anunciar as medidas.
Além da suspensão do Comitê Olímpico Russo, a Executiva do COI decidiu excluir o ex-ministro do Esporte, Vitaly Mutko, e seu então vice-ministro Yuri Nagornykh de qualquer participação futura nos Jogos Olímpicos. Os russos também terão que pagar uma multa de US$ 15 milhões, que será destinada ao estabelecimento de uma Autoridade Independente de Exame Antidoping.

Curta nossa Fanpage no Facebook