Projeto inovador leva automação, robótica e muita tecnologia aos estudantes da rede de Barueri

O projeto funcionará em 16 polos, beneficiando 10.800 alunos do 6º ao 9º ano de todas as escolas de Ensino Fundamental da rede

A Secretaria de Educação de Barueri, por intermédio do Departamento Técnico de Tecnologia e Informação Educacional (DTTIE), segue inovando e fazendo com que a cidade seja considerada a que mais investe em educação tecnológica. Acaba de ser implementado na rede o projeto Sala Maker, que funcionará em 16 polos, beneficiando 10.800 alunos do 6º ao 9º ano de todas as escolas de Ensino Fundamental da rede.

Barueri investe cada vez mais e conquista espaços rumo a Educação 5.0. As novas salas foram especialmente pensadas, proporcionando um ambiente colaborativo e que estimula a criatividade, com um projeto bonito e arrojado. Um dos polos, que funcionará no Centro de Aperfeiçoamento dos Professores (CAP) já está pronto e atraindo a atenção de todos que a visitam. Ele servirá para formação de professores, bem como para atender alunos em projetos especiais.

A implementação do projeto aconteceu graças à parceria com a empresa A5 Maker, que possui ampla experiência em Cultura Maker e especialista em educação tecnológica. Os estudantes da rede poderão ter contato com tudo o que há de mais avançado no universo Maker: impressoras 3D, drones, automação, equipamentos de robótica, além de um rico material pedagógico especialmente preparado por especialistas no assunto.

Veja Também: Educação infantil de toda rede de Barueri resgata tradições culturais com os arraiás on-line

De acordo com os responsáveis pelo projeto, os polos das escolas já foram todos projetados e começarão a ser montados. É importante ressaltar que os estudantes das demais unidades de ensino também participarão.

A Secretaria de Educação garantirá que os alunos inscritos terão transporte para frequentarem as aulas no polo mais próximo de sua residência. De acordo com o secretário Celso Furlan, trata-se de uma iniciativa revolucionária e que certamente despertará muito o interesse dos estudantes.

Cultura Maker
A origem desse movimento está no conceito do DIY (do inglês, “do it yourself”), que significa “faça você mesmo”.
O grande objetivo é fazer com que os alunos possam aprender a partir de uma perspectiva prática, um movimento que incentiva a “mão na massa”. A ideia é que o ensino seja baseado na experiência do aluno, que passa a se tornar protagonista, além de poder desenvolver a sua criatividade, o seu senso crítico e também o trabalho em equipe. É uma maneira inovadora de engajar o estudante na aquisição do conhecimento com a integração de diversas disciplinas e com o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

Educação 5.0
A Educação 5.0 vai além de pensar em notas ou simplesmente passar de ano. Significa fazer com que os alunos também sejam desafiados a encontrar soluções inovadoras, criando propostas que visam melhorar o seu meio imediato e até mesmo o mundo.
Para os estudantes, significa capacitação para usar a tecnologia de forma saudável e como ferramenta de transformação social. Desta forma, a Secretaria e Educação de Barueri não para de investir no que há de mais moderno no que diz respeito as ferramentas tecnológicas.

Curta nossa Fanpage no Facebook