Pneu ajuda a reduzir consumo se você fizer sua parte; veja 5 dicas

Isso afeta a segurança, em primeiro lugar, mas também significa maior consumo de combustível

No caso dos pneus, andar com um produto extremamente desgastado, calibrado de forma errada ou fora das especificações, além de ser infração de trânsito em alguns casos, compromete o acerto dinâmico e a estabilidade do veículo.
Isso afeta a segurança, em primeiro lugar, mas também significa maior consumo de combustível. Veja abaixo dez dicas sobre como fazer dos pneus de seu carro quatro aliados para ter uma condução mais tranquila e econômica.
1 “Pneus verdes” fazem mesmo diferença?
Produzir pneus de baixa resistência ao rolamento, os chamados “pneus verdes”, tem virado prática obrigatório. Estima-se que em até 10 anos todo carro zero-quilômetro sairá de fábrica com esse tipo de produto. Trata-se de um composto de silício, 10% mais leve que a borracha sintética, e polímeros multifuncionais, que atuam como agentes de reforço na banda de rodagem. ?[O silício] se mistura com os compostos do pneu com mais facilidade?, diz Fabrice Weisgal, gerente de marketing da Goodyear. Redução de consumo é estimada entre 10% e 30%.
2 Balanceamento é obrigatório?
Deve ser efetuado em cada conjunto pneu-aro. Portanto, ao trocar o pneu não haverá jeito: é preciso balancear.

Veja Também: O que muda entre os novos Civic de Brasil e EUA?

3 Afinal, qual a hora de trocar?
A dica mais usual é procurar por três letrinhas: TWI (sigla de “Tread Wear Indicator”, ou “indicador de desgaste da banda”), que aparece de quatro a oito vezes em toda a volta do pneu. Se as letras começarem a ser ?comidas?, é hora de fazer a troca. Fique de olho também nos ressaltos de borracha entre os sulcos dos pneus ? que têm 1,6 mm de profundidade. Se chegarem ao limite é porque o pneu chegou a um nível de desgaste preocupante.
4 Como a cambagem interfere?
A cambagem é uma espécie de alinhamento completo, que inclui o ajuste de inclinação do topo das rodas. Ela pode ser positiva (parte superior fica para fora) ou negativa (para dentro). ?Cambagem positiva excessiva provoca desgaste acentuado no ombro externo;
5 Afinal, qual a hora de trocar?
A dica mais usual é procurar por três letrinhas: TWI (sigla de “Tread Wear Indicator”, ou “indicador de desgaste da banda”), que aparece de quatro a oito vezes em toda a volta do pneu. Se as letras começarem a ser ?comidas?, é hora de fazer a troca.

Curta nossa Fanpage no Facebook