Novembro azul: a conscientização e o diagnóstico precoce é a melhor solução para o câncer de próstata

O movimento chamado “Novembro Azul” ganhou proporções em todo mundo

Anualmente, quando novembro se inicia, a cor azul domina redes sociais, uniformes empresariais, fachadas de prédios, iluminação de monumentos históricos, etc. O movimento chamado “Novembro Azul” ganhou proporções em todo mundo.

Como surgiu
A campanha Novembro Azul teve início na Austrália, onde leva o nome de Movembre – junção das palavras moustache (bigode, em inglês) e november (novembro).

É uma campanha de conscientização, realizada todo ano no mês de novembro, sendo dirigida, em especial, aos homens, para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, doença que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é o câncer mais comum e a segunda causa de morte.

A prevenção
Anualmente, ao consultar com o urologista, serão realizados os exames necessários para cada caso, incluindo
o toque retal e a dosagem no sangue do marcador PSA. Este rastreamento é recomendado para os homens com idade acima dos 50 anos.

Veja Também: Poucas noites mal dormidas afetam nosso metabolismo e saúde mental

Esta idade reduz para 45 anos quando o indivíduo possui familiares de primeiro grau com diagnóstico de câncer de próstata e para indivíduos negros.

Diagnóstico Precoce
Quando o diagnóstico é realizado precocemente, o câncer de próstata pode ser eliminado e o paciente considerado curado em mais de 90% dos casos.

Devido a questões culturais e de preconceito entre o público masculino, em média, os homens fazem consultas preventivas 30% a menos que as mulheres e 60% deles já chegam ao serviço de atendimento médico com doenças em estágio avançado.

Curta nossa Fanpage no Facebook