Mesmo durante pandemia Banco de Leite do HMB oferece suporte para doadoras

O Banco de Leite do HMB, que permanece com acesso restrito, precisou inovar o serviço a fim de proteger as mães e também os recém-nascidos

No período em que se comemora a Semana Mundial da Amamentação (1 a 8/8), o Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran (HMB) explica como o Banco de Leite se adaptou durante este momento de pandemia para manter o acolhimento humanizado e seguro, além de orientação e apoio sobre amamentação. O Banco de Leite do HMB, que permanece com acesso restrito, precisou inovar o serviço a fim de proteger as mães e também os recém-nascidos. Com a recomendação de diminuir a circulação dentro de unidades hospitalares para evitar a propagação de contaminação pelo novo coronavírus, a equipe do Banco passou a oferecer assistência por telefone e por e-mail.

Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite, mas é necessário atestar a saúde da mãe com base em alguns exames. Mulheres com suspeita ou confirmação de Covid-19, sintomas gripais ou que tenham mantido contato com pessoa contaminada não devem doar. Como a movimentação de pessoas no Banco de leite ainda não é recomendada, o hospital recebe as solicitações por telefone e disponibiliza um e-mail para que as interessadas enviem os exames, considerados de rotina na gestação, para avaliação médica. Após liberação médica, a mãe recebe todas as orientações sobre a ordenha, o armazenamento em vidro esterilizado com tampa de plástico e o processo de congelamento. Depois, é só avisar no grupo de doadoras para que o seu endereço seja incluído na rota de coleta, que é feita duas vezes por semana por um veículo do hospital.

É importante destacar que a disponibilização de um veículo para retirada dos frascos com leite materno já era realizada pelo HMB e teve ainda maior aceitação durante a pandemia.

Agosto Dourado: apoio ao aleitamento
Agosto também é conhecido como mês dourado em alusão ao padrão ouro de qualidade do leite materno. Além da importância para o crescimento físico do bebê, o aleitamento também tem influência no estímulo emocional, como uma das formas de criação de vínculo entre mãe e filho.

Qualificação e competência dos profissionais
No primeiro semestre deste ano, quatro profissionais do HMB realizaram capacitação em Banco de Leite Humano (BHL). O curso realizado na modalidade à distância é composto por 21 módulos e é oferecido pela Fiocruz, fundação responsável pela Rede Brasileira de Banco de Leite Humano. “Esse treinamento oferece diretrizes para atender as mães de forma responsável e priorizar o aleitamento materno exclusivo. Nosso objetivo é propiciar para as crianças internadas o acesso ao melhor alimento, de alta qualidade, já que seguimos um controle rigoroso nos processos de seleção, classificação e pasteurização”, esclarece a nutricionista Vanessa Barbosa, responsável técnica pelo Banco de Leite. Vale ressaltar que diante de qualquer dificuldade ou dúvida, o Banco de Leite possui uma equipe disposta a ajudar e orientar em todas as etapas da doação, desde a retirada do leite até o armazenamento adequado. As interessadas podem entrar em contato pelo telefone (11) 2575-3269.

Veja Também: Novo Centro de Especialidades de Barueri já está em funcionamento

Curta nossa Fanpage no Facebook