Megaexposição da dupla OSGEMEOS reabre a Pinacoteca

Referência da street art no país e no mundo, a dupla expõe obras inéditas e clássicas em sete galerias do museu

Após sete meses fechada, a Pinacoteca retoma suas atividades com força total! E a boa notícia para quem já não aguentava de saudades desse museu é a inauguração da aguardada exposição da dupla OSGEMEOS!

Com curadoria do alemão Jochen Voltz, a mostra “OSGEMEOS: Segredos” – que estava prevista para abrir em março e foi adiada por conta da pandemia do novo coronavírus – ocupa sete galerias do primeiro andar da Pina, a área do octógono, um dos pátios do edifício e outros espaços internos e externos.

A exposição pode ser conferida entre os dias 15 de outubro e 22 de fevereiro de 2021, de quarta a segunda, das 14h às 20h, sempre com horários agendados por meio deste site. E outra notícia incrível é que até o dia 23 de outubro você não paga para entrar! Após essa data, os ingressos passam a custar R$25 (inteira) e R$ 12,50 (meia-entrada) – exceto aos sábados, que têm entrada gratuita!

Veja Também: Museus reabrem na cidade de São Paulo

Os visitantes podem ver pinturas, instalações imersivas e sonoras, esculturas, intervenções site specific, fotografias, desenhos e cadernos de anotações – esses últimos, da fase ainda adolescente e apresentados ao público pela primeira vez, antecedem os famosos personagens amarelos, abrindo caminho para a compreensão da raiz de seu surgimento.

A exposição tem a proposta de contar alguns segredos sobre OSGEMEOS ao evocar vários momentos de sua carreira, desde o comecinho nos meados dos anos de 1980, a forte influência da cultura hip-hop e referências autobiográficas. A obra é composta por uma escultura de um b-boy em um passo de dança conhecido como “moinho de vento”. Essa figura é instalada sob o tampo de um piano revelando, o contraste do instrumento clássico com o movimento hip-hop. Outros destaques são duas telas feitas pelos irmãos em parceria com Banksy, um dos mais famosos artistas contemporâneos britânicos, que esconde sua identidade do mundo – e que procurou OSGEMEOS em Nova York. Ainda vale a pena conferir desenhos feitos pelos artistas na infância que estão colados nas paredes de uma das salas da Pinacoteca, como lambe-lambes, a miniatura de um vagão de trem – típico do metrô nova-iorquino dos anos 70 – que os artistas cobriram com seus graffitis e fotografias de artes feitas nas ruas de várias cidades do mundo.

Curta nossa Fanpage no Facebook