Incêndios atingem áreas verdes de cidades da Grande São Paulo

Há fogo descontrolado em áreas florestais de ao menos 5 cidades; Barueri, Mairiporã, Cajamar, Santana de Parnaíba e na capital paulista

Ao menos cinco incêndios de grandes proporções atingem áreas florestais de cidades da Grande São Paulo.
Em Barueri, uma área florestal pega fogo. Em Mairiporã, o fogo consome uma região próxima ao km 52 da Rodovia Fernão Dias. Também há registro de incêndio em Santana do Parnaíba, Cajamar, Embu-Guaçu e em Morro Doce, na região de Perus, Zona Norte da capital paulista. Ainda na Grande São Paulo, o Corpo de Bombeiros e os brigadistas do Parque Estadual do Juquery entraram no quarto dia de combate ao fogo.

O incêndio terminou, mas os profissionais fazem o controle de brasas na vegetação. A operação continua apesar de o fogo estar totalmente extinto.

Veja Também: Com o Talebã de volta ao comando crescem críticas à política de Biden


Temos ainda cuidado com alguns braseiros, pedaços de árvores que ficam com o fogo ativo no seu interior, explicou o Major Palumbo. 37 profissionais, entre bombeiros, guardas civis e policiais ambientais, atuam na prevenção da volta do fogo e no apagamento das brasas no parque estadual.

Incêndio no Parque Juquery é controlado após quase 85% de dano
Após dano em cerca de 85% do Parque Estadual Juquery, o incêndio que durou quase 40 horas foi controlado, conforme informações da prefeitura de Franco da Rocha (SP).

Agora, as equipes atuam no rescaldo das chamas e avaliação dos estragos. Com o incêndio controlado, começamos uma nova fase de trabalho no Parque Estadual Juquery, com o resgate dos animais silvestres que por ali vivem”, informou a prefeitura.
Foi realizado sobrevoo para identificar possíveis novos focos pela área.

Até o momento, foram encontrados oito animais. Infelizmente, três deles não resistiram aos ferimentos causados.
Os outros, em sua maioria, estão desidratados e sendo cuidados pela equipe de resgate técnico do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo”, afirmou a prefeitura de Franco da Rocha.

Os dados sobre os resgates foram enviados pelo Departamento de Fauna (DeFau). O fogo se alastrou após a queda de um balão. Segundo as autoridades, 85% do parque foi atingido. Além do balão, o tempo seco colaborou para que o incêndio se espalhasse pelo parque, que tem cerca de 2 mil hectares de extensão.


Curta nossa Fanpage no Facebook