IPVA 2018: Pagamento para veículos com placa final 6 venceu nesta terça-feira

Pagamento pode ser feito pela internet, em lotéricas ou direto no banco

Já foram divulgadas as datas e valores venais para a cobrança do IPVA de 2018 (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) no Estado de São Paulo. Em 2018, o imposto terá uma redução média de 3,2% comparando com o ano de 2017. Por causa da desvalorização dos veículos e de acordo com os valores estipulados pela Fipe, Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, o IPVA de 2018 terá uma redução, já que ele é definido de acordo com o preço venal de cada automóvel. Os automóveis que tiveram maior desvalorização, de acordo com a Fipe, foram os caminhões usados, com uma redução no valor de 7,15%.
Para o pagamento do imposto, o contribuinte possui as seguintes opções: pagar em três vezes com data de vencimento de acordo com a numeração final da placa do veículo, pagar em cota única no mês de janeiro e receber um desconto de 3% ou pagar em cota única no mês de fevereiro, porém, sem descontos. Quem não efetuar os pagamentos em dia, receberá multa de 0,33% por dia de atraso mais os juros de mora que são de acordo com a taxa Selic. Depois de sessenta dias a multa fica com uma porcentagem fixa de 20% do valor do imposto.

Veja Também: Harley-Davidson Heritage Classic em plena forma na estrada

Quanto às alíquotas, estas permanecem as mesmas para 2018: automóveis movidos a gasolina ou bicombustível pagam 4%; veículos movidos a álcool, eletricidade ou gás pagam 3%; picapes de cabine dupla pagam 4%; caminhões pagam 1,5% e os utilitários, ônibus, motocicletas, quadriciclos e similares pagam 2% sobre o valor venal do veículo.
Atualmente, São Paulo possui 24 milhões de veículos e, segundo a Secretaria da Fazenda, a previsão é arrecadar 15 bilhões de reais com o IPVA de 2018. Para efetuar o pagamento do imposto o contribuinte deve ir até uma rede bancária credenciada e informar o RENAVAM do automóvel. As datas de vencimento são de acordo com o número final da placa do veículo e o calendário pode ser verificado no site da Secretaria da Fazenda de São Paulo.

Curta nossa Fanpage no Facebook