Gestão Dória: Programa Corujão da Saúde para zerar fila de exames médicos tem 30% de faltas

Programa Corujão da Saúde tem objetivo de zerar a fila de espera em 90 dias

Dos pacientes que confirmaram presença para realizar exames agendados pelo programa Corujão da Saúde, da gestão do prefeito de São Paulo João Doria, 30% não compareceram, informou o SPTV.
O programa começou há 20 dias, com 43 hospitais conveniados, dentre eles, particulares, para a realização de exames nos pacientes que estão na fila de espera do SUS. Através do Programa a Prefeitura de São Paulo repassa recursos e as instituições fornecem equipamentos e funcionários durante a madrugada para fazer exames e zerar a fila em 90 dias.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, havia 550 mil pessoas na fila de espera e até agora foram disponibilizados 95.900 exames pelo programa, porém, 30% desse número, que corresponde a quase 30 mil pessoas, não foram realizados por faltas sem aviso prévio.
De acordo com o secretário de Saúde, Wilson Polara, é preciso avisar em caso de ausência. “Se a pessoa for ligar, confirmar a vaga, por favor venham fazer o exame. Ou então avisem a unidade básica que não vão vir, porque vocês estão tomando o lugar de alguém que necessita fazer o exame e eu não consigo marcar. Tem que avisar. Temos solução para tudo, menos para a ausência”, disse Polara.

Veja Também: Governo de São Paulo confirma três mortes por febre amarela, uma das vítimas era de Santana de Parnaíba


O convênio com os hospitais particulares para a realização dos exames vai até abril. Nesse período, a secretaria quer zerar a fila de exames da rede municipal.
A reportagem do SPTV ligou para pelo menos 25 pessoas que agendaram, confirmaram presença, mas não foram fazer exame. Alguns reclamaram da distância e do horário, teve gente que disse que não pode ir por causa do trabalho, quem não se programou ou não encontrou ninguém para cuidar do filho.Curta nossa Fanpage no Facebook