Facebook apaga páginas e perfis que teriam tentado influenciar eleições nos EUA

O Facebook disse que ainda está nos estágios iniciais da investigação e que não tem todos os fatos ainda, incluindo quem pode estar por trás desses atos

Depois de anunciar que derrubou 196 páginas e 87 contas falsas no Brasil na última semana envolvidas com a disseminação de fake news, o Facebook revelou que eliminou da sua plataforma 32 páginas e contas dessa vez nos Estados Unidos. E com a mesma motivação. Segundo comunicado da companhia, tais perfis coordenavam esforços para promover a desinformação visando as eleições legislativas norte-americanas que acontecem em novembro.
“Esse tipo de comportamento não é permitido no Facebook porque não queremos que as pessoas ou organizações criem redes de contas que enganem os outros sobre quem são ou o que estão fazendo”, disse a empresa.
As investigações estão em fase inicial, informou o Facebook que não deu mais detalhes de quem estaria por trás da manipulação de informações.

Veja Também: Cientistas descobrem indícios de que Amazônia tinha agricultura

A companhia confirmou apenas que as contas derrubadas se desdobraram em esforços para esconder suas identidades e que suas táticas teriam, inclusive, superado as medidas de proteção adotadas pelo grupo russo Internet Research Agency (IRA), que se dedica a promover as posições do governo da Rússia nas redes sociais. Durante as eleições de 2016, o grupo protagonizou campanhas de divulgação de mentiras e notícias falsas sobre temas polêmicos para influenciar eleições que culminaram com Donald Trump como presidente dos EUA. Segundo o Facebook, as atividades das páginas derrubadas são consistentes com o que seu viu do IRA antes e depois das eleições de 2016 e que se encontraram provas de algumas conexões entre essas contas e as da IRA apagadas no passado. Entretanto, “há também diferenças”. No total, foram desativadas oito páginas e 17 perfis do Facebook, além de outras sete contas do Instagram. Elas tinham sido criadas entre março de 2017 e maio de 2018. Juntas, tais contas tinham mais de 290 mil usuários que seguiam pelo menos uma delas.

Curta nossa Fanpage no Facebook