Em Barueri, HMB explica a importância da doação de sangue

Essa atitude simples e rápida é capaz de salvar a vida de muitas pessoas

O Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran (HMB) aproveita o Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado oficialmente em 14 de junho, para destacar a importância dessa atitude simples e rápida, mas que é capaz de salvar pessoas que passam por procedimentos complexos como transfusões, transplantes e cirurgias, ou que tenham doenças crônicas, como por exemplo anemia falciforme. A facilidade começa nos critérios para realizar a doação de sangue.

Paulo Tierno, diretor técnico do HMB, explicou que o voluntário só precisa ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, ter dormido pelo menos seis horas, estar bem alimentado e apresentar documento recente com foto. Se tiver gripe ou resfriado, é necessário esperar pelo menos sete dias após o desaparecimento dos sintomas.

O processo total de doação, que demora menos de uma hora, consiste no preenchimento de cadastro, teste de anemia, verificação de sinais vitais e peso, triagem clínica com entrevista confidencial e coleta de 450 ml de sangue, que representa cerca de 10% do sangue do doador e será reposto pelo organismo no prazo de 24 horas.

De acordo com o Ministério da Saúde, a doação pode beneficiar mais de uma pessoa porque o sangue é separado em hemácias, plaquetas e plasma, e cada paciente recebe a parte específica do sangue de acordo com a sua necessidade. No piso térreo do hospital existe um posto de coleta da Fundação Pró-Sangue, com funcionamento de segunda a sexta-feira, entre 8h e 16h. Para esclarecimentos, é possível entrar em contato pelo telefone (11) 2575-3375.

Veja Também: Hospital Municipal de Barueri também se preocupa com o meio ambiente

Devido ao cenário de pandemia, para garantir a segurança do doador e dos funcionários, é imprescindível fazer o agendamento de dia e horário no site http://www.prosangue.sp.gov.br. Vale lembrar que o uso de máscaras é obrigatório e que há disponibilização de álcool gel para higiene das mãos.

Ainda em relação à Covid-19, pessoas que foram contaminadas pelo novo coronavírus só podem realizar a doação de sangue após 30 dias da recuperação completa e aqueles que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados ficam inaptos para doar por 14 dias após o último dia de contato.

Doadores vacinados contra a Covid-19 só podem doar 48 horas após cada dose, no caso da vacina Coronavac; sete dias após cada dose da vacina da AstraZeneca; e sete dias após cada dose da vacina da Pfizer. Quem tomou a vacina contra gripe deve aguardar por 48 horas para doar.

Curta nossa Fanpage no Facebook