Ciclista brasileira Isabella Lacerda é suspensa por doping

A ciclista brasileira Isabella Lacerda foi suspensa pela União Ciclística Internacional (UCI) por quatro anos por doping. O nome da atleta, natural de Itaúna, no Centro-Oeste de Minas, foi incluído na lista de competidores inelegíveis na última sexta-feira por anormalidades no passaporte biológico – histórico de exames –, informou a UCI. Ela havia sido suspensa provisoriamente em janeiro deste ano. A punição vai até 2021.
No sábado, a ciclista divulgou nota em que se disse desrespeitada pela instituição e que colaborou com a apuração do caso, forneceu os dados solicitados, mas foi condenada sumariamente com base em uma hipótese acadêmica, mesmo testando negativo nos testes para substâncias proibidas.

– Durante todo o ciclo olímpico fui a única atleta do MTB feminino testada fora das pistas, onde preenchia todo trimestre o endereço de onde estava, onde dormiria e um horário para que pudessem me encontrar nesse local para caso quisessem realizar um exame antidoping, e assim, todos meus exames foram negativos para qualquer substância – informou na nota a ciclista, que preferiu não se manifestar quando procurada pela reportagem.

Veja Também: Massa poderá dar continuidade na Fórmula 1 em 2018

O nome da competidora estava na lista provisória da UCI desde janeiro, quando foi notificada pela UCI a prestar esclarecimentos. Segundo ela, foram enviadas ao comissário encarregado pelo caso “todas as provas que confirmam as oscilações do meu organismo, por exemplo, a dengue, o treinamento em barraca de altitude e o uso de antibióticos, tudo isso documentado e com respaldo médico”. Na época, a suspensão provisória se deu com base em parecer de especialista da UCI, amparado por estudos acadêmicos que divergiam do laudo médico apresentado pela atleta.

Curta nossa Fanpage no Facebook