Brasil só terá superávit primário daqui a quatro anos

A previsão feita em outubro era de que o equilíbrio nas contas seria alcançado em 2021

O Brasil só deverá alcançar superávit primário – resultado positivo de receitas e despesas do governo excluindo juros – daqui a quatro anos, em 2022. A estimativa foi divulgada no relatório Fiscal Monitor, do Fundo Monetário Internacional (FMI).
A previsão feita em outubro era de que o equilíbrio nas contas seria alcançado em 2021. O anúncio da nova expectativa para o superávit ocorre uma semana depois de o governo federal ter proposto manter o déficit de R$ 139 bilhões nas contas públicas em 2019, com valores negativos até 2021.
A melhor projeção do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, de 2,3% – percentual 0,4% maior que o de janeiro, não é suficiente para melhorar o desajuste entre gastos públicos e receita gerada. O FMI estima que a dívida bruta chegue a 87,3% do PIB neste ano, mais de 3% que o ano passado, que foi de 84%. Para 2019, a projeção é que a dívida bruta supere os 90% do PIB. Contudo, de acordo com o relatório de outubro, há uma leve projeção de melhora no endividamento, com prévia dívida bruta de 87,7% em 2018 e de 91,1% no ano que vem.


Veja Também: Brasil eleito para Comitê sobre Organizações não Governamentais da ONU


Curta nossa Fanpage no Facebook