Barueri voltou a ganhar projeção nacional ao figurar no Connected Smart Cities 2025, um dos mais importantes levantamentos sobre inovação e desenvolvimento urbano do país. O município alcançou a 4ª posição no ranking do Sudeste, a 7ª no cenário nacional e conquistou ainda o 1º lugar no ranking de Cidades Inteligentes do Banco do Brasil. O resultado foi divulgado na terça-feira, dia 23 de setembro, na cerimônia de premiação realizada no Expo Center Norte, em São Paulo, com a presença dos secretários municipais de Tecnologia e Inovação (Sit), Jonatas Randal, e de Mobilidade Urbana (Semurb), José Luiz Pinheiro de Oliveira.
Eixos temáticos
O novo ranking Connected Smart Cities, realizado pela Necta em parceria com a Urban Systems, avaliou 74 indicadores distribuídos em 11 eixos temáticos: Economia, Educação, Empreendedorismo, Energia, Governança, Meio Ambiente, Mobilidade Urbana, Saúde, Segurança, Tecnologia e Urbanismo. O objetivo é mapear quais municípios brasileiros estão mais preparados para oferecer qualidade de vida à população por meio de soluções inteligentes e conectadas.
Veja Também: Barueri inicia contagem regressiva para a inauguração do Parque da Juventude Rubens Furlan Jr
Saiba mais
1º lugar em Cidades Inteligentes pelo BB. Barueri figura entre as principais colocações há vários anos, especialmente pelo destaque na área de economia, mas em 2025 ampliou sua visibilidade ao conquistar o reconhecimento inédito do Banco do Brasil. Segundo a instituição financeira, o ranking de Cidades Inteligentes do Banco do Brasil leva em conta iniciativas de modernização da gestão pública, integração tecnológica e inovação aplicada aos serviços prestados à população.
Sempre no Ranking
A cidade de Barueri, no ranking geral, em comparação ao ano de 2024 subiu duas posições: de 9ª subiu para 7ª colocada, com 56,93 pontos, e segue entre as dez cidades mais inteligentes do país. O 1º lugar ficou Vitória (ES), seguida de Florianópolis (SC) em 2º, Niterói (RJ) em 3º, São Paulo (SP) em 4º, Curitiba (PR) em 5º, Recife (PE) em 6º, Barueri (SP) em 7º, Santos (SP) em 8º, Salvador (BA) em 9º e Rio de Janeiro (RJ) em 10º lugar.
Curta nossa
Fanpage no Facebook