Avião da EgyptAir enviou alerta de fumaça a bordo antes de desaparecer

O avião Airbus 320 da Egyptair que desapareceu na quinta-feira (19) no Mediterrâneo

O avião Airbus 320 da Egyptair que desapareceu na quinta-feira (19) no Mediterrâneo enviou ao centro de operações da empresa aérea pelo menos três alertas sobre a existência de fumaça a bordo. Os alarmes foram registrados poucos minutos antes de o aparelho desaparecer dos radares, deixando de emitir qualquer sinal.
O aviso de fumaça é emitido automaticamente pelo sistema ACARS (Sistema de Endereçamento de Comunicações e Notificações de Aeronaves, na sigla em inglês), que transmite continuamente dados do voo e possíveis incidências ao centro operacional da empresa. O envio desses alertas foi citado pela imprensa norte-americana, tendo como fonte um porta-voz egípcio, e confirmado no sábado à France Presse por uma fonte do centro de investigação de acidentes aéreos da França, conhecido pela sigla BEA.
Veja Também: Obama anuncia fim da proibição da venda de armas para o Vietnã


Nas mensagens automáticas recebidas pela empresa, consta que há fumaça no banheiro próximo à cabine dos pilotos. Outro alerta indica que também havia fumaça no sistema eletrônico de controle do avião. Outras mensagens automáticas do ACARS nesses minutos prévios à queda indicam falhas no piloto automático do avião e apontam a ativação de sensores no sistema de degelo de uma janela da cabine de pilotos e no mecanismo de abertura de outra janela. Todas essas mensagens apareceram em um curto intervalo, pouco antes de o Airbus desaparecer.Curta nossa Fanpage no Facebook