Após deferimento da Justica Eleitoral Lili Aymar dispara com 63% das intenções de votos válidos

Nos dias 16 e 17 de setembro o Instituto MAS realizou uma pesquisa em Araçariguama, onde foram ouvidos 402 eleitores de todos os bairros da cidade para avaliar suas intenções de votos válidos. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número 1001035-16; os resultados foram divulgados no dia 20 e apontam a candidata Lili Aymar (PV) à frente da corrida à prefeitura com 62,8% dos votos válidos: com 62,8 % das intenções de voto, Lili Aymar lidera; já o candidato Leandro Amaro ficou com um percentualde 27,4 % das intenções de voto; João Borg 6 %; Dr. Mario 1,6 %; Lu do Conselho 1,6 %; e Toninho da Grafica 0,6 %.

ENTENDA COMO FUNCIONAM AS PESQUISAS ELEITORAIS
De acordo com a legislação eleitoral, as pesquisas eleitorais precisam ser realizadas dentro de critérios técnicos e científicos e têm que obedecer às diretrizes da legislação eleitoral vigente. Precisam ser registradas no TSE – Tribunal Superior Eleitoral e devem ser feitas por empresas especializadas.
Em entrevista ao Jornal NC, Marcos Agostinho, responsável pelo Instituto MAS (M.A.S. – OPINIÃO & PESQUISA S/S LTDA – ME) conta que como não é possível entrevistar todo o eleitorado de uma cidade, toda pesquisa possui uma margem de erro, seja ela eleitoral ou não. Por isso, os Institutos de Pesquisa costumam dividir a cidade em uma porção que represente o todo: a amostra. “Realizamos uma pesquisa no dia 24 e 25 de agosto onde apontava uma situação da Lili Aymar com 59% das intenções de votos. Para que a gente chegue a esse resultado é necessário dividir a cidade em extratos, isso porque, a pesquisa é realizada por uma amostra estratificada. Nós escolhemos uma quantidade de entrevistas à serem realizadas, que é a ‘amostra’ e a dividimos em alguns seguimentos.”, conta Marcos.
De acordo com Marcos Agostinho, os Institutos de Pesquisa Eleitoral, precisam entrevistar uma determinada quantidade de homens e mulheres de diferentes faixas etárias: 16-24; 25-34; 35-44; e acima de 45 anos. A cidade também precisa ser dividida em sub-regiões com conjuntos de bairros para que seja aplicada uma proporção de entrevistas correspondentes à população dos bairros. “Por exemplo, a região central da cidade que engloba o Jardim Brasil, corresponde a aproximadamente 50% do eleitorado de Araçariguama”, conta o especialista.

COM REGISTRO DEFERIDO, LILI AYMAR (PV) COMEMORA
Na noite do último dia 12 de setembro, o Tribunal Eleitoral, através do Excelentíssimo Senhor Dr. Juiz da 131° Zona Eleitoral, deferiu o registro de candidatura de Lili Aymar (PV) que concorre ao cargo de prefeita da cidade de Araçariguama.
Ao saber do resultado, Lili Aymar agradeceu. “Quero agradecer a confiança de todos que sempre acreditaram que eu estava apta a concorrer às eleições deste ano. Muito obrigada pelo carinho e confiança! Agora com a minha candidatura e do Joca (Vice) deferidas pela Justiça Eleitoral, vamos ao que interessa! Vamos continuar um incansável trabalho, baseado no nosso Plano de Governo, que contempla verdadeiros compromissos para com nossa Cidade e nosso Povo!”

Veja Também: Após 10 dias de Campanha Oficial, Lili Aymar sobe de 51,75% para 59,3% das intenções de voto em Araçariguama


LILI AYMAR MANTÉM SUA POPULARIDADE EM RELAÇÃO À PESQUISA ANTERIOR
O Instituto MAS também realizou uma pesquisa que foi divulgada no dia 30 de Agosto e está registrada no TSE sob o nº SP-02372/2016. Nesta pesquisa Lili Aymar também liderava.
Os resultados da pesquisa espontânea (quando não é mostrado o nome dos candidatos) apontam que 47% das pessoas têm Lili Aymar (PV) como candidata preferida e 21,6% preferiram Leandro Amaro; portanto, Lili Aymar teve 26% de vantagem na resposta espontânea. Já na pesquisa estimulada (quando o eleitor entrevistado pode escolher os candidatos que concorrem à eleição), Lili Aymar aparece com 57,7% das intenções; Leandro Amaro com 25,1%; João Borg com 5,5%; Dr. Mario com 1,5%; Lu do Conselho 1,5%; e Toninho da Gráfica 0,5%. Aqueles que não vão votar em nenhum dos candidatos somam um percentual de 3,2% e os indecisos 5,5%.
De acordo com o Instituto MAS, algumas pessoas questionaram os resultados. “Houve uma contestação na pesquisa anterior, onde disseram que os números somados ultrapassavam 100% do total de intenções apuradas. É que como os números são pequenos e quebrados. Por padrão, tudo que contabilizar menos de 0,5 é arredondado para zero e mais que 0,5 se arredonda para 1. Então em um resultado de pesquisa, quando um resultado fica entre 99% e 101% é aceitável, porque os números quebrados podem trazer o resultado geral para mais ou para menos em 1%, mas isso não interfere no resultado final”, conta o responsável pelo Instituto MAS.
Marcos Agostinho, diz que os resultados de ambas as pesquisas foram similares e não houve variação além da margem de erro. A distância entre os dois candidatos quase que ultrapassa 30%. Dentro deste cenário é muito difícil em 12 dias se ter uma reversão dos resultados.
Curta nossa Fanpage no Facebook