Fatec Carapicuíba cria simulador de direção de baixo custo para autoescolas

O Traffic Simulator, é uma alternativa para diminuir o alto custo dos equipamentos que existem no mercado

Publicado em 25/02/2016

O aluno do curso superior de Jogos Digitais da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Carapicuíba, Rafael Nillo, de 32 anos, viu na obrigatoriedade do uso de simuladores de direção em autoescolas uma oportunidade para criar o Traffic Simulator, uma alternativa para diminuir o alto custo dos equipamentos que existem no mercado.
Com um laptop, uma carcaça de fonte de computador e um volante usado em jogos de corrida de videogame, Rafael resolveu montar um simulador de direção que trouxesse maior versatilidade para as autoescolas. “A parte eletrônica dos simuladores convencionais fica acoplada à estrutura física, limitando o dispositivo a operar somente em uma determinada categoria de habilitação”, explica o estudante.

Veja Também: Estão abertas as inscrições para o Parnaíba Music Festival

A vantagem do projeto é que os mecanismos eletrônicos – instalados dentro da carcaça de fonte de computador no protótipo – funcionam de forma independente, permitindo a substituição de peças. “Com o Traffic Simulator, as autoescolas poderão substituir os controles com facilidade, simulando direção de carro, moto, caminhão e ônibus, com o uso de um único equipamento”, afirma o aluno.
A exigência das aulas em simuladores, por enquanto, contempla somente a categoria B, a de carros de passeio. Segundo a resolução 573/2015 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o uso de aparelhos de realidade virtual pode ser aplicado de forma opcional também em outras categorias.Curta nossa Fanpage no Facebook

Publicidade

© 2016 - Jornal NC. Todos os direitos reservados