UBS´'s de Embu das Artes abriram no sábado para vacinar contra a febre amarela

Todas as UBS's atenderam das 9 às 16h do dia 06 de janeiro (sábado) para vacinar exclusivamente contra a febre amarela

Publicado em 11/01/2018

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) atenderam das 9 às 16h do dia 06 de janeiro (sábado) para vacinar exclusivamente contra a febre amarela. É importante que todos sejam imunizados, pois a doença tem alta taxa de letalidade. Até o momento não há casos positivos em macacos e em humanos em Embu das Artes. Mais de 57.500 mil pessoas já foram vacinadas na cidade. A febre amarela é uma doença infecciosa aguda causada por picada de mosquitos infectados com o vírus da febre amarela.

Veja Também:Febre Amarela: Parques reabrem em SP

A doença não é contagiosa e não pode ser transmitida de pessoa para pessoa e nem de macaco para seres humanos. Febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular e náuseas são alguns dos sintomas que podem aparecer repentinamente. Dependendo da gravidade desses sintomas, a febre amarela pode matar. Sua letalidade é alta, cerca de 50%, ou seja, a cada dois pacientes que contraem a doença, um vai a óbito. Portanto, é fundamental estar imunizado.
Não pode tomar a dose: gestantes, pacientes que tomam imunossupressores, pessoas em tratamento de quimioterapia e radioterapia, pacientes que fazem diálise e hemodiálise, soro positivo HIV (podem tomar se apresentar relatório do especialista que o acompanha), pacientes que receberam alta nos últimos dois anos de tratamento contra o câncer (podem tomar apresentando a carta do oncologista), portadores de artrite reumatoide, lúpus, doenças neurológicas graves (paciente com crise convulsiva sem controle), pacientes que tenham tomado a vacina contra a febre amarela há menos de um ano.

Curta nossa Fanpage no Facebook

Publicidade

© 2016 - Jornal NC. Todos os direitos reservados