Museu Municipal de Barueri recebe exposição Reci-Criando, de Lúcio Bittencourt



Publicado em 30/07/2017

Na terça-feira (dia 4), será aberta ao público, no Museu Municipal de Barueri, a exposição “Reci-Criando”, do artista Lúcio Bittencourt. A exposição é coordenada pela Secretaria de Cultua e Turismo e permanece até o dia 6 de agosto.

Lúcio explora a sucata de metal criando novas formas e provando a cada peça que o talento e a imaginação geram resultados vigorosos e harmoniosos. Suas esculturas, reconhecidas pelo apuramento técnico, caminham entre o abstrato e o figurativo com raro refinamento plástico.

Diversas peças de sucata se transformam em obras de arte após passarem pelas mãos do escultor Lúcio Bittencourt. Ele utiliza peças de bicicleta, de carro e chapas de aço encontradas em ferros velhos, para fazer esculturas em forma de bonecos, cavalos, bailarinas, peixes e diversas outras figuras.

O artista - Nascido em 1953, em Mogi das Cruzes, o artista iniciou a carreira artística em 1979 e a partir daí já produziu mais de 12 mil peças entre elas 200 monumentos que chegam a 30 metros de altura. Um exemplo é o Bandeirante de 25 metros de altura e 15 toneladas e que está na cidade de Araçariguama e dá para ser visto da rodovia Castello Branco. O artista também já montou peças para Cora Coralina, além de autoridades brasileiras e internacionais, Lúcio fez carro de Fórmula 1, em tamanho natural para Ayrton Senna, que está no kartódromo dele em Tatuí.

Tem cerca de 200 prêmios, sendo o primeiro em 1979, no Salão Oficial de Taubaté. Já participou de cerca de duas mil exposições coletivas e individuais nacionais e internacionais e tem suas obras espalhadas por diversos lugares do Brasil e no exterior, como Lisboa, Lyon, Porto Rico e Paris.

Recentemente, passou a integrar a coleção “Contando a Arte”, escrita pelo renomado crítico de arte Oscar D’ Ambrosio.

A exposição é gratuita e permanece para visitação no Museu Municipal, até o dia 6 de agosto. Mais informações 4198-5975.

Museu

Publicidade

© 2016 - Jornal NC. Todos os direitos reservados