Governo vai dar incentivo para criação de vlogs e aplicativos culturais

Ao longo de 2017, a Secretaria de Audiovisual (SAv) do MinC lançará sete editais

Publicado em 15/03/2017

Na última sexta-feira, 10, durante o evento RioContentMarket, representantes do Ministério da Cultura informaram que a pasta prepara um pacote de editais para fomentar vlogueiros e desenvolvedores brasileiros.
Ao longo de 2017, a Secretaria de Audiovisual (SAv) do MinC lançará sete editais. Cinco deles atendem a demandas tradicionais: longa-metragem documentário; curta-metragem; mostras e festivais; desenvolvimento de roteiro; e credenciamento de especialistas. Os outros dois, porém jogam luz em segmentos mais modernos: canais culturais na internet e desenvolvimento de aplicativos culturais.
“Os editais são a forma mais democrática de selecionar projetos. Na SAv, procuramos valorizar os novos talentos e os potenciais regionais”, afirma, em nota, a secretária Mariana Ribas. “Nesse sentido, buscamos a inovação com editais voltados para a plataforma web (canais web e aplicativos).”


Veja Também: Bancos começam a aceitar celulares em vez de cartões em caixas eletrônicos


O MinC informou que os números de vagas e o valor atribuído a cada edital serão divulgados ainda neste semestre, sem entrar em detalhes. Mas a Folha de S.Paulo noticiou que as publicações devem ocorrem até a primeira quinzena de maio, e que as quantias podem ser de R$ 50 mil para os canais de vídeo e R$ 20 mil para os aplicativos.
Segundo o jornal, no caso dos vlogueiros, será necessário ter entre 18 e 29 anos e publicar ao menos duas vezes por semana um conteúdo que tenha de cinco a 15 minutos. Além disso, o canal terá de ser novo; youtubers já consagrados até podem entrar na disputa, desde que em espaços ainda inéditos. “Como canais de cultura entraria, por exemplo, algum criador que conte histórias usando os blocos do jogo ‘Minecraft’”, afirma a Folha.Curta nossa Fanpage no Facebook

Publicidade

© 2016 - Jornal NC. Todos os direitos reservados