Quatro truques para tirar fotos criativas sem gastar muito dinheiro

No tutorial a seguir, ensinamos quatro maneiras de aproveitar itens cotidianos para conseguir fotografias criativas

Publicado em 09/02/2017

Tirar fotos com efeitos visuais interessantes depende menos de dinheiro do que de criatividade. Com utensílios facilmente encontrados em casa é possível capturar imagens com o mesmo resultado de kits de lentes e acessórios caros.
No tutorial a seguir, ensinamos quatro maneiras de aproveitar itens cotidianos para conseguir fotografias criativas.
1) Luz negra
Você pode conseguir um efeito similar ao da luz negra usando dois itens simples de casa: durex e pincel atômico azul (ou aquela caneta usada para escrever em quadro branco). Tudo o que você precisa fazer é colar a fita adesiva no flash e pintá-la com a caneta. Repita esse procedimento mais quatro vezes, de forma que fiquem cinco camadas de durex pintados de azul. Depois é só ir para um local escuro e disparar na direção que você quiser. O efeito da luz negra – e dessa gambiarra também – é fazer com que brancos e tons fluorescentes brilhem no escuro.


Veja Também: App bomba transformando selfies em ‘animes’, mas é um pesadelo de privacidade
2) Filtro colorido
Com um pedaço de papel celofane e elástico você consegue adicionar cor às suas fotografias sem precisar de lentes caras para isso. Estique bem o papel e prenda-o à lente com a ajuda do elástico, facilmente substituível por durex, prendedor de cabelo ou qualquer item do tipo. Você pode comprar várias cores de papel celofane e brincar com o efeito de acordo com a sua criatividade. Usamos um pedaço amarelo, que dá aspecto envelhecido às fotos.
3) Efeito gelo
Ainda brincando com materiais translúcidos, use um plástico completamente transparente para fazer fotos como se a lente estivesse congelada. O arranjo é quase o mesmo do feito com celofane, mas aqui é importante deixar o plástico bem amassado e folgado em relação à lente. Também é necessário mirar para uma fonte de luz, seja ela natural ou artificial, para conseguir o efeito. Neste exemplo, tiramos foto na direção do sol para destacar o resultado, mas você deve mudar a angulação para obter o efeito desejado.
4) Foto 3D
Você não precisa de uma câmera especial para fazer fotos 3D; basta um editor de imagens. Depois de realizar a captura, use um software para deixar a imagem com o efeito tridimensional.
Praticamente todos os programas conseguem fazer essa tarefa, mas o TechTudo já elaborou um tutorial detalhado de como realizar o procedimento no Photoscape, que é gratuito.Curta nossa Fanpage no Facebook

Publicidade

© 2016 - Jornal NC. Todos os direitos reservados