Brasileiros apresentam carro que corre mais de 300km com 1 litro de etanol

O carro foi criado por estudantes do Paraná e apresentado na Feita Internacional de Tecnologia Sucroenergética (Fenasucro)

Publicado em 25/08/2016

Imagine percorrer, com seu carro, mais de 300 quilômetros com apenas 1 litro de etanol. Impossível? Não para Popygua, carro criado por estudantes do Paraná e uma da atrações da Feira Internacional de Tecnologia Sucroenergética (Fenasucro), que começa nesta terça-feira (23) em São Paulo. Supereconômico e sustentável, o Popygua é um veículo individual, com dois metros de dimensão, motor à injeção eletrônica e de fibra de carbono.
Desenvolvido desde 2009, o segredo de sua alta eficiência energética está nos detalhes: os estudantes pensaram maneiras de reduzir o atrito do carro com o ar e o solo, melhorar a aerodinâmica e usaram materiais que deixam o veículo mais leve, como a fibra de carbono.

Veja Também: Pneu ajuda a reduzir consumo se você fizer sua parte; veja 5 dicas


O carro brasileiro foi testado pela primeira vez no ano passado, em uma competição americana em que ficou em segundo lugar, perdendo a primeira posição para um carro do Colorado que teve autonomia de 500 quilômetros com um litro de álcool combustível.
O desempenho do veículo é impressionante, mas segundo o professor Bruno Medeiros, do departamento de mecânica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, um dos envolvidos no projeto, ele deve demorar para chegar ao mercado. “O protótipo é um modelo reduzido de um carro, ele não tem marcha, pra gente chegar à indústria automobilística é um salto bem grande”, disse.Curta nossa Fanpage no Facebook

Publicidade

© 2016 - Jornal NC. Todos os direitos reservados