Tapetes coloridos embelezam a celebração de Corpus Christi

Neste dia 31, a tradicional festa católica celebra o mistério da transubstanciação do pão e vinho em corpo e sangue de Jesus



Por:Jornal NC - Publicado em 30/05/2018

Tapetes coloridos embelezam a celebração de Corpus Christi

A celebração da festa de Corpus Christi, nome que vem do latim e significa Corpo de Cristo teve origem em 1243, em Liége, na Bélgica, quando a freira Juliana de Mont Cornion teve visões de Cristo, manifestando o desejo de que a ocasião fosse lembrada com destaque.
Em 1264, o evento foi estendido para toda a Igreja Católica, por determinação do Papa Urbano IV.
Os tapetes, tradicionalmente confeccionados de serragem e sal coloridos, empregam nos dias atuais uma gama de materiais, tais como borra de café, areia, flores, farinhas, dentre outros. Seu comprimento varia de acordo com cada cidade ou paróquia, indo de poucos metros até alguns quilômetros. Os tapetes, em geral, ligam duas igrejas, decorando o caminho por onde passará Jesus Eucaristico. Em algumas localidades, é usual que se exibam panos vermelhos nas janelas das casas por onde o cortejo passará.
Esta data é celebrada 60 dias depois da Páscoa, sempre na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes.
É considerada uma das festas mais importantes para a Igreja Católica, pois celebra o mistério da eucaristia, ou seja, o sacramento do sangue e corpo de Jesus Cristo.

Veja Também: Centros de Capacitação Profissional e Lazer de Barueri estão com matrículas abertas

Santana de Parnaíba
As ruas do Centro Histórico serão forradas com mais de 50 toneladas de serragem e outros acessórios que darão forma aos 850 metros de tapetes coloridos que contam a história da celebração do Corpo de Cristo.
O tema desse ano é “A Fonte da Vida para o Leigo em Missão”. Serão 60 quadros temáticos que formarão um grande mosaico com símbolos cristãos, compondo assim, um verdadeiro cenário bíblico.
Os desenhos são produzidos pelo artista plástico Alcides S. Maia, mas são os moradores da cidade, adultos e crianças, os verdadeiros artistas que confeccionam os tapetes de forma bem criativa, usando serragem, pipoca, tampinha de garrafa, casca de ovo, cal, algodão e até mesmo pó de café, para deixar o caminho da fé ainda mais bonito.
Além da programação religiosa, com missa às 8h30, 10h30, 12h e missa campal às 15h30 seguida da tradicional procissão, os moradores e turistas poderão aproveitar o dia, visitando as mais de 50 barracas da Feira de Artesanato e praça de alimentação, utilizando o estacionamento gratuito do bolsão.

Carapicuíba
Com apoio da prefeitura, a Praça da Aldeia Jesuítica será mais uma vez palco da tradicional Festa de Corpus Christi. Pessoas da comunidade local, voluntários, fiéis e funcionários da Secretaria de Cultura e Turismo se reúnem todos os anos para a confecção dos tapetes, feitos à base de serragem colorida, casca de ovo e materiais recicláveis, pó de café usado, e outros itens reciclados.
Este ano a montagem dos tapetes começa às 8 horas da manhã. A visitação começa às 14 horas, seguida de Missa e Procissão do Santíssimo Sacramento, às 16 horas.

Barueri
Este ano, a partir das 0h00 do dia 31, a Paróquia Santa Cruz de Barueri irá confeccionar os tradicionais tapetes com a ajuda de voluntários nas proximidades da igreja até o Centro Comunitário do Engenho Novo, onde acontecerá uma missa campal às 10h00, seguida de procissão.
O Centro Comunitário fica na rua Otávio Calegari, 66, Engenho Novo, Barueri. Já a Paróquia Santa Cruz fica na Av. Lourenço Zácaro, 15 - Jardim Sao Silvestre, Barueri.

Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados