Projeto de lei pretende evitar perda de garantia em revisão fora da concessionária

Um projeto de lei pode beneficiar milhares de proprietários de veículos que estão na garantia



Por:Jornal NC - Publicado em 24/11/2017

Projeto de lei pretende evitar perda de garantia em revisão fora da concessionária

Um projeto de lei pode beneficiar milhares de proprietários de veículos que estão na garantia. O motivo é que atualmente, logo após a compra de um carro novo, o produto passa a estar sob a cobertura de garantia do fabricante, que atualmente é de três anos em média.

Durante esse período, qualquer serviço técnico realizado fora da rede autorizada ou de oficinas credenciadas pelo fabricante do veículo, e que conste nos itens listados para a manutenção da garantia de fábrica, acarretará na perda da cobertura. Ou seja, o cliente fica com seu carro sem garantia da marca.

Os custos em oficinais terceirizadas geralmente são mais em conta que na rede autorizada, que trabalha com peças originais, mas possui custos operacionais superiores aos das oficinas independentes.

De qualquer forma, a regra é clara. Fez manutenção fora da rede autorizada, perdeu a garantia. Mas isso pode mudar com o Projeto de Lei 9074/2017, de autoria do deputado federal Alexandre Valle (PR-RJ). O parlamentar se baseia na Constituição Federal, entendendo que o consumidor não pode ser obrigado a realizar serviços exclusivamente com os concessionários.

Veja Também: Honda muda radicalmente a CB 1000R e revela uma nova CB 300R

“O artigo 5º da Constituição assegura que ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado. Ou seja, nossa carta magna desautoriza qualquer fabricante a obrigar o proprietário a realizar serviços em oficinas credenciadas”, conta Valle. No entanto, o PL 9074/2017 observa que a originalidade do veículo deve ser preservada em serviços fora da rede credenciada.

Por conta disso, o projeto obriga que as oficinas substituam as peças por originais em caso de veículo em garantia. Isso deverá ser comprovado em nota fiscal anexa ao manual do proprietário.

Alexandre Valle cita exemplos de países como os EUA, onde existe liberdade de escolha para o proprietário do veículo. Ele ressalta que a medida garante isonomia às oficinas descredenciadas, que assim poderão equilibrar a balança que existe em relação aos revendedores e oficinas credenciadas.

Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados