Nasa enviará satélite explosivo para desviar percurso de asteroide



Por:Jornal NC - Publicado em 14/07/2017

Nasa enviará satélite explosivo para desviar percurso de asteroide

Dentre os planos da Nasa para manter a Terra segura contra os impactos de asteroides e outros objetos espaciais, um dos mais estranhos será testado em breve. A agência espacial estadunidense anunciou recentemente que enviará um satélite para se chocar contra um asteroide e desviar seu percurso, como parte de um teste para avaliar a eficiência dessa estratégia.

A missão recebeu o nome de Dart, que significa “Double Asteroid Redirection Plan” (algo como “plano de redirecionamento de asteroide duplo”). “Duplo” porque o alvo dessa vez é o asteróide Didymos. Seu nome vem da palavra grega que significa “gêmeos”, porque ele na verdade tem duas partes: uma rocha maior, de cerca de 780 metros de diâmetro (Didymos A), e outra menor, de uns 160 metros de diâmetro, chamada Didymos B.

Veja Também: Equoterapia de Barueri, através da SDPD promove inclusão em torneio internacional

O satélite será enviado para o espaço e então terá como alvo o Didymos B, a rocha menor. Isso porque, como ela está orbitando a rocha maior, os cientistas conseguirão estudar melhor os efeitos do choque analisando as alterações que o impacto causa à órbita da rocha. “Isso torna mais fácil ver os resultados do impacto, e garante que o impacto não altere a órbita dos dois em torno do sol”, disse o cientista da Nasa Tom Statler, que faz parte da missão.

Teste
Quando o satélite se chocar contra Didymos B, ele estará se movendo a cerca de seis quilômetros por segundo - aproximadamente nove vezes a velocidade de uma bala. Os cientistas da Nasa poderão ver o impacto a partir de observatórios na Terra e, com isso, entender melhor as capacidades de impactos cinéticos desse tipo como estratégia para desviar o curso de outros asteroides. Entender essa capacidade é mais complicado do que parece, segundo um dos líderes do projeto, Andy Cheng: “Como nós não sabemos muito sobre suas estruturas internas ou composições [dos asteroides], precisamos realizar esse teste em um asteroide de verdade”. Assim, caso eventualmente desviar o trajeto de um objeto espacial se torne uma questão de vida ou morte, a Nasa saberá como fazê-lo da melhor maneira possível.

Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados