Facebook apaga páginas e perfis que teriam tentado influenciar eleições nos EUA

O Facebook disse que ainda está nos estágios iniciais da investigação e que não tem todos os fatos ainda, incluindo quem pode estar por trás desses atos



Por:Jornal NC - Publicado em 02/08/2018

Facebook apaga páginas e perfis que teriam tentado influenciar eleições nos EUA

Depois de anunciar que derrubou 196 páginas e 87 contas falsas no Brasil na última semana envolvidas com a disseminação de fake news, o Facebook revelou que eliminou da sua plataforma 32 páginas e contas dessa vez nos Estados Unidos. E com a mesma motivação. Segundo comunicado da companhia, tais perfis coordenavam esforços para promover a desinformação visando as eleições legislativas norte-americanas que acontecem em novembro.
“Esse tipo de comportamento não é permitido no Facebook porque não queremos que as pessoas ou organizações criem redes de contas que enganem os outros sobre quem são ou o que estão fazendo”, disse a empresa.
As investigações estão em fase inicial, informou o Facebook que não deu mais detalhes de quem estaria por trás da manipulação de informações.

Veja Também: Cientistas descobrem indícios de que Amazônia tinha agricultura

A companhia confirmou apenas que as contas derrubadas se desdobraram em esforços para esconder suas identidades e que suas táticas teriam, inclusive, superado as medidas de proteção adotadas pelo grupo russo Internet Research Agency (IRA), que se dedica a promover as posições do governo da Rússia nas redes sociais. Durante as eleições de 2016, o grupo protagonizou campanhas de divulgação de mentiras e notícias falsas sobre temas polêmicos para influenciar eleições que culminaram com Donald Trump como presidente dos EUA. Segundo o Facebook, as atividades das páginas derrubadas são consistentes com o que seu viu do IRA antes e depois das eleições de 2016 e que se encontraram provas de algumas conexões entre essas contas e as da IRA apagadas no passado. Entretanto, “há também diferenças”. No total, foram desativadas oito páginas e 17 perfis do Facebook, além de outras sete contas do Instagram. Elas tinham sido criadas entre março de 2017 e maio de 2018. Juntas, tais contas tinham mais de 290 mil usuários que seguiam pelo menos uma delas.

Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados