Estágio e especialização são essenciais para quem faz administração, dizem alunos e professores



Por:Jornal NC - Publicado em 08/06/2017

Estágio e especialização são essenciais para quem faz administração, dizem alunos e professores

No topo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) por ter o maior número de inscrições, o curso de administração tem justamente em seu caráter generalista um dos grandes atrativos para os estudantes.
Mas as dúvidas sobre o futuro profissional podem justamente aumentar na cabeça dos alunos porque o curso transita em diversas áreas de conhecimento. Para conhecer melhor as possibilidades de atuação, professores elegem o estágio durante a faculdade e a especialização depois de formado como itens essenciais na formação dos futuros administradores.
Para quem já se formou, existem diversos tipos de curso de especialização. As mais comuns são a pós-graduação lato sensu, como MBA, que confere um certificado, não um diploma. Em outro caminho temos o mestrado acadêmico, para quem desejar seguir a carreira como professor e/ou pesquisador.
Outra opção mais recente e em expansão no Brasil é o mestrado profissional, voltado para discutir mais profundamente a teoria para atuação profissional ou docente. Os dois tipos de mestrado servem como degrau para o doutorado.

Estágio
Para Graziela Comini, professora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), o estágio é uma fase de experimentação. “Mesmo estagiando em uma área específica de uma empresa, o jovem convive com colegas de outros setores e percebe o que quer”, diz.
É importante esclarecer que, pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso, estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), os estudantes precisam cumprir o mínimo de 300 horas de estágio, organizadas de acordo com as normas definidas pela instituição de ensino. O período do curso em que o aluno deve começar as atividades, por exemplo, é estabelecido pela universidade.
Veja Também: Quatorze estados mais o DF liberam vacina da gripe para toda a população a partir desta segunda

No Insper, faculdade particular em São Paulo, os graduandos só podem realizar trabalhos externos a partir do sétimo semestre, no último ano do curso. “Pensamos que o aluno deve ter uma experiência sólida dentro da universidade, tanto com conhecimentos básicos (sociologia, economia, psicologia) como com currículos específicos (marketing e gestão de pessoas, por exemplo)”, explica Guilherme Martins, coordenador de administração.
Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados