Cuba e União Europeia firmam acordo de diálogo e cooperação

Se trata do primeiro pacto subscrito entre as partes e que põe fim ao bloqueio que desde 1996 impunha uma relação restritiva e unilateral com Cuba



Por:Jornal NC - Publicado em 15/12/2016

Cuba e União Europeia firmam acordo de diálogo e cooperação

Cuba e União Europeia (UE) assinaram nesta segunda-feira (11), em Bruxelas, Bélgica, sede da UE, “Acordo de Diálogo Político e Cooperação” entre a ilha caribenha e o bloco econômico europeu. Se trata do primeiro pacto subscrito entre as partes e que põe fim ao bloqueio que desde 1996 impunha uma relação restritiva e unilateral com Cuba. As informações são da Agência Télam.



“Hoje reconhecemos que há mudanças em Cuba e queremos acompanhar essa mudança econômica e social”, disse a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, por ocasião da assinatura do acordo com seu homólogo cubano, Bruno Rodríguez, e 28 chanceleres da União Europeia (UE).



Veja Também: Uma criança morre a cada 10 minutos no Iêmen por desnutrição, aponta Unicef




Rodríguez, que defendeu ante seus homólogos europeus o direito de um país escolher seu sistema político e a não ingerência, destacou que o pacto “continuará enriquecendo uma relação histórica e culturalmente intensa” [de Cuba] com os 28 países europeus.



Com a assinatura deste pacto, a UE põe um fim à chamada “Posição Comum” adotada contra Cuba em 1996, que vinculava a cooperação europeia a “melhoras nos direitos humanos” e que o regime de Fidel Castro qualificava de “ingerencista” e “discriminatória”.





Curta nossa Fanpage no Facebook


Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados