Confira cinco dicas saudáveis para reduzir o consumo de sódio no seu dia-a-dia

A recomendação de sódio para um adulto saudável é de 2.400 miligramas por dia

Publicado em 27/07/2017

O consumo exagerado de sódio é prejudicial à saúde e reduzi-lo é um objetivo do Ministério da Saúde como parte de um plano para conter o avanço da obesidade no país. Um em cada 5 brasileiros está obeso, segundo a pasta.

O órgão já vem atuando justo à indústria alimentícia e restaurantes, com ações que preveem a redução do composto em alimentos, além da proibição de saleiros em mesas de restaurantes e a busca de um acordo para acabar com a venda de refil de refrigerantes em redes de fast-food (saiba mais sobre o projeto). Um estudo da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia) traçou um perfil do consumo de sódio do brasileiro que apontou que os alimentos industrializados são responsáveis por 23,8% do total da ingestão de sódio, enquanto 71,5% do nutriente provêm do sal de cozinha.

Veja Também: Doenças que podem se manifestar através de gosto amargo na boca

A recomendação de sódio para um adulto saudável é de 2.400 miligramas por dia (cerca de 5 gramas de sal ou uma colher de chá do alimento), segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira. Mas a média de consumo por pessoa no Brasil é de 12 gramas diárias, mais que o dobro. O alto consumo do componente também desencadeia problemas como hipertensão e doenças cardiovasculares.

Algumas dicas práticas de como reduzir o consumo de sódio no dia a dia.

Confira: 1- Use opções saudáveis para temperar comida: Além de reduzir o consumo cortando alimentos industrializados, é importante evitar a adição de sal no preparo dos pratos (saladas, carnes, etc.) em casa.
2- Cuidado com frios e embutidos: Esses alimentos têm grande quantidade de sódio.
De acordo com a nutricionista Andrea Catalani, pesquisadora do Centro de Referência para Prevenção de Doenças Associadas à Nutrição (CRNUTRI) da FSP/USP, o macarrão instantâneo tem grande quantidade de sódio.
4- Não use temperos prontos: Assim como o macarrão instantâneo, este é um grande vilão da dieta, segundo com a nutricionistas.
5- Evite o consumo de refrigerantes: Pelo sódio ser um dos componentes do sal, muita gente associa seus riscos apenas a alimentos salgados, mas ele está presente também em produtos doces, como os refrigerantes.

Curta nossa Fanpage no Facebook


Publicidade


Contato

Telefone
(11) 98983-6042

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 2018 - Jornal NC. Todos os direitos reservados