Cidade Inteligente: Barueri investe cada vez mais em tecnologia

A cidade inclusive, já oferece Wi-fi gratuito no Boulevard para a população



Por:Jornal NC - Publicado em 08/02/2018

Cidade Inteligente: Barueri investe cada vez mais em tecnologia

Você não pode ver, mas bem debaixo dos seus pés correm, neste momento, quilômetros e mais quilômetros de pura tecnologia. Mais precisamente 350 km de fibra ótica: uma infraestrutura que garante nível elevado de confiabilidade para a transmissão de sinais de dados, voz e vídeo. Essa rede, chamada Infovias, está correndo a cidade de Barueri e fazendo dela, de fato, uma #cidadeinteligente. Isso graças ao empenho da equipe da Coordenadoria de Inovação e Tecnologia (CIT), ligada à Secretaria de Finanças, que vem realizando inúmeras inovações a partir disso. Essa fibra ótica permite ao município interligar 193 prédios públicos, fornecer internet gratuita via wi-fi à população em mais de 20 pontos da cidade, ter acesso a câmeras de monitoramento, semáforos inteligentes, telefonia VOIP, disponibilização de sistemas integrados como o SISS (Sistema Inteligente a Serviço da Saúde) que conta com o prontuário eletrônico, por exemplo, sendo implantado em todos os equipamentos de saúde da cidade, dentre outras tecnologias que têm colocado Barueri à frente do tempo. O projeto começou em Barueri em 2009 para o monitoramento da Guarda Municipal, mas foi no início de 2017 que ganhou força total com a retomada da gestão da rede Infovias e sua modernização. Dos 350 km implantados, 200 foram só do ano passado para cá e totalmente subterrâneos. A CIT reestruturou toda a rede e iniciou uma nova etapa que agregou muitos outros serviços.

Veja Também:WhatsApp para iPhone reproduz vídeos do YouTube dentro do app

Cidade premiada
Os grandes investimentos da cidade de Barueri em alta tecnologia já estão sendo reconhecidos. Em 2017 o município faturou o 1º lugar em Governança e também em Economia no prêmio Conected Smart Cities, elaborado pela Urban Systems, feito com o objetivo de mapear as cidades mais inteligentes do Brasil. A evolução apareceu também nesse ranking, já que Barueri saltou do 4º lugar na categoria Governança e do 3º em Economia em 2016 para a primeira posição no ano passado.

Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados