Centrais sindicais criticam declaração de Dilma sobre aposentadoria

As críticas ao governo falam em “indignação” e consideram a proposta do governo federal “inaceitável”

Publicado em 15/01/2016

As três maiores centrais sindicais do país se manifestaram contra um possível aumento da idade mínima para aposentadoria. As críticas ao governo falam em “indignação” e consideram a proposta do governo federal “inaceitável”. No último dia 7, em café da manhã com jornalistas, a presidenta Dilma Rousseff sinalizou essa possibilidade ao falar da reforma previdenciária.
“Vamos ter que encarar a reforma da Previdência. Não é possível que a idade média de aposentadoria no Brasil seja 55 anos. Para a mulher, um pouco menos. Não é possível por uma questão quantitativa. Vai ter menos gente trabalhando no futuro para sustentar mais gente sem trabalhar: os mais velhos que vão ter uma longevidade maior e os mais novos, que estão nascendo”, afirmou a presidenta.
A Força Sindical divulgou nota no dia seguinte (8) se manifestando “totalmente contrária” à elevação da idade mínima para aposentadoria. “Causa indignação a declaração da presidente de que não é possível a idade medida para efeito de aposentadoria ser de 55 anos. […] Não vamos aceitar que, mais uma vez, para corrigir seus próprios erros, o governo faça uma reforma nas costas do trabalhador.”

Veja Também: Minha Casa, Minha Vida

Tradicional aliada do PT, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) também fez críticas lembraram que a medida prejudicaria aqueles que começam a trabalhar muito cedo. “Para nós, esta proposta é inaceitável porque prejudica quem ingressa cedo no mercado de trabalho, ou seja, a maioria dos trabalhadores brasileiros”, disse, em nota, também divulgada no dia 8.
A União Geral dos Trabalhadores (UGT) segue a mesma linha das outras centrais. “Cada vez que se fala de ajuste fiscal ou reforma previdenciária, os trabalhadores tremem, pois sabem que vai sobrar para eles”. Também lembrou daqueles que começam a trabalhar aos 12, 14 ou 16 anos, e que precisariam “esquecer os sonhos da aposentadoria” e se manter nos postos de trabalho por mais tempo.

Curta nossa Fanpage no Facebook


Publicidade


Contato

Telefone
(11) 98983-6042

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 2018 - Jornal NC. Todos os direitos reservados