Barueri cria programa “Saúde em Casa” e pretende atender 34 mil famílias no munícipio

Projeto piloto leva acompanhamento médico domiciliar a munícipes de Barueri



Por:Jornal NC - Publicado em 28/01/2016

Barueri cria programa “Saúde em Casa” e pretende atender 34 mil famílias no munícipio

Os munícipes de Barueri agora têm a oportunidade de receber cuidados de uma equipe multidisciplinar composta pelo Agente Comunitário de Saúde, Técnico de Enfermagem, Enfermeiro, Médico entre outros profissionais em suas próprias residências de acordo com a prioridade classificada através do programa “Saúde em Casa”, que é mantido pela Prefeitura e tem como objetivo de identificar e acompanhar os problemas de saúde e situações de risco de cada família barueriense.
No mês de setembro de 2015, foram contratados 178 profissionais Agentes Comunitários de Saúde, para ampliar o atendimento nos bairros, ao todo foram formadas 34 equipes compostas por um enfermeiro, um técnico de enfermagem e de quatro a seis agentes comunitários de saúde em cada equipe, além de profissionais de três especialidades: Clínico, Pediatria e Ginecologia.

Veja Também: Centros de Capacitação Profissional e Lazer de Barueri promoveram Espetáculo de Fim de Ano em grande estilo

Com o programa os moradores de Barueri recebem o acompanhamento médico domiciliar, onde o agente comunitário de saúde realiza mensalmente uma visita às famílias para conhecer e atender as necessidades dos moradores sob sua responsabilidade. Ele dá orientações, incentivando a prática de exercícios, hábitos e alimentação adequada, além de verificar se o paciente está tomando as medicações necessárias corretamente.
Caso o munícipe tenha uma pessoa acamada na família, poderá falar com o seu agente de saúde e solicitar uma visita do enfermeiro que irá até sua casa para planejar o cuidado necessário para o paciente. As mamães também poderão receber a visita do enfermeiro nos primeiros dias após o parto. Verificando-se a necessidade, será acordado um cronograma de visitas para melhor atender o munícipe.
Esse foi o caso da família Araújo, onde o Thiago, 15 anos, portador de deficiência física tem a oportunidade de receber em casa os agentes de saúde, para ele “o melhor desse programa é a interação que o prefeito tem com Barueri [a população], porque nem todos tem a possibilidade de estar a todo o momento na UBS, e eu acho ótimo o programa porque os agentes se locomovem para atender as necessidades de cada um”, afirma Thiago.



Já para Meire, 38 anos, moradora há 27 anos no município e mãe de Thiago, “antigamente a gente não tinha nenhum tipo de facilidade com a questão de saúde, eu tenho o Thiago que é portador de Deficiência Física, mas esse ano a Gisélia [agente de saúde responsável pela família] apareceu na minha casa mostrando seu trabalho e se preocupando com toda a saúde da minha família e tem nos facilitado muito também na questão de marcação de consultas, exames, medicação, terapias para o Thiago e isso tem sido de grande importância para minha família”.
Ana Maria de Araújo, 63 anos, munícipe há 27 anos e avó de Thiago afirma que nunca viu um programa tão maravilhoso, “hoje está sendo muito útil para mim que tenho uma idade de enfermidade, diabetes, pressão alta e problemas nos ossos. O posto também melhorou muito, eles me ligam para marcar a consulta, e espero que não parem nunca, principalmente para o meu neto que teve muitas portas fechadas, mas Barueri abriu as portas para ele”.



Atualmente o programa é um projeto piloto e atende apenas alguns bairros de Barueri, como, o Parque dos Camargos, Parque Viana, Parque Imperial, Santa Cecília, Maria Helena, Jardim Paulista, Mutinga e Aldeia de Barueri.
Se você não mora em nenhum desses bairros, não se preocupe! Quando o programa “Saúde em Casa” chegar ao seu bairro, o agente comunitário irá visitar a sua família e fazer o cadastro de todos os membros, a partir daí, sua família passará a receber visitas periódicas e o acompanhamento médico do programa caso seja necessário.
Através do programa “Saúde em Casa”, a Prefeitura cria e valoriza o vínculo com a população, passando a conhecer melhor a realidade dos munícipes, a fim de promover a saúde através da educação, desenvolvendo a autoestima, estimulando a troca de experiências e a melhora da qualidade de vida dos munícipes.

Confira a Entrevista com a Família Araújo

Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados