Agricultura Urbana é opção para gerar emprego em Osasco



Por:Jornal NC - Publicado em 10/03/2016

Agricultura Urbana é opção para gerar emprego em Osasco

A cidade de Osasco, desde 2005 desenvolve práticas econômicas organizadas na forma de uma rede cooperativa, entre elas destaca-se o Programa Agricultura Urbana, que a partir do mês de março abrirá 120 vagas para capacitações em técnicas agroecológicas e formação dos grupos já atuantes no Programa para melhor gestão dos espaços.
A Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão (SDTI), iniciou o projeto agroecológico na perspectiva de geração de emprego e renda. A partir disso, a SDTI tornou-se responsável pela execução do projeto, por meio da Incubadora Pública de Empreendimentos Econômicos.
O projeto teve início com a Horta Modelo. Os participantes foram pessoas em situação de vulnerabilidade social, interessadas em fazer parte da iniciativa, que receberam capacitação continuada em horticultura, segurança alimentar e manejo orgânico. Para fazer parte do projeto, os futuros produtores precisavam ser moradores de Osasco, com renda per capita de meio salário mínimo, maiores de idade e desempregados. Hoje, o programa conta com seis locais destinados à produção de hortas orgânicas, geridas por cerca de 20 agricultores. Eles recebem assessoria da Incubadora Pública de Empreendimentos Econômicos Solidários, seja pela técnica de Incubação, pelos estagiários de Agronomia ou empresas de assessoria. As demais hortas foram implantadas, gradativamente, em linhas de transmissão de energia da Eletropaulo, espaços desocupados ou ainda sobre as linhas tronco por onde passam as tubulações de gás.


Veja Também: Osasco sedia Conferência Regional LGBT


A comercialização dos produtos é feita diretamente nas hortas e na Feira de Agricultura Urbana, que acontece uma vez por semana no Centro de Comércio Justo, espaço da SDTI destinado à compra e venda dos produtos gerados no Programa Economia Solidária.
Com o crescimento da produção, há intenção de comercializar também para as secretarias e ainda estabelecer parceria com a Secretaria de Educação, a fim de integrar os produtos à merenda escolar das escolas municipais.Curta nossa Fanpage no Facebook


Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados