Dez mitos sobre dietas

Muitos já passaram por isso: ganham uns quilos a mais em um período de pouco controle sobre a alimentação e decidem fazer uma dieta



Por:Jornal NC - Publicado em 08/07/2015

Dez mitos sobre dietas

As pessoas acabam escolhendo um método indicado por algum conhecido ou sobre o qual leram em algum site ou revista, porém nem sempre essas dicas chegam ao resultado esperado.


\'\'É mais eficiente fazer mudanças graduais, que podem ser mantidas por um grande período de tempo. O ideal é que o corpo perca de 0,5 a 1 quilo por semana.\'\' disse à BBC Mundo a médica Lucy Chambers, especialista em alimentação da Fundação Britânica de Nutrição.


Veja quais são os mitos mais comuns ao se fazer uma dieta:




1. Existe alimentos que servem para queimar gordura

Chá verde, repolho, salsão, toranja, pimentas, você já deve ter ouvido algo a respeitos desses alimentos milagrosos que podem queimar gordura, porém não existe um tipo de comida que tenha propriedades especiais de queimar a gordura em excesso no corpo, segundo a Fundação Cardíaca Britânica.



2. Não pode comer ou fazer lanchinhos entre as refeições principais

Não há problema em comer algo rápido entre as refeições principais, quando se trata de um lanchinho ou tira-gosto saudável, como uma fruta, uma verdura ou um iogurte light.



3. Comer à noite engorda

A hora em que se consome um alimento não é o que determina o aumento de peso, e sim as calorias que são consumidas em excesso. O Centro de Saúde da Universidade de Virgínia Ocidental, afirma que não existe prova de que comer tarde da noite engorda.



4. Os carboidratos devem ser evitados

Esse tipo de alimento é componente fundamental de uma dieta saudável. Nosso corpo necessita de carboidratos para obter energia, especialmente para o bom funcionamento do cérebro e dos músculos.




5. Quanto menos gordura, melhor

Não é indicado um regime baixo em gorduras ou um que elimine totalmente o consumo de gorduras. É Preciso levar em conta os diferentes tipos de gordura, o ideal é substituir a gordura saturada pela insaturada, já que esta ajuda a reduzir o colesterol no sangue, substância ligada ao risco de doenças cardíacas e derrames cerebrais.



6. Produtos com baixo teor de gordura ajudam a perder peso

Os alimentos com baixo teor de gordura oferecidos no mercado costumam incluir quantidades maiores de açúcar, sal e amido, isso porque o alimento perde o sabor quando é retirada a gordura.
Com esse tipo de alimento também há o risco de se consumir porções maiores, o que pode levar a uma ingestão maior de calorias e não ajudar em nada a eliminar os quilos a mais.



7. Água ajuda a emagrecer

Água é fundamental quando se faz uma dieta, mas porque ajuda a evitar bebidas que tenham açúcar, mas isso não contribui para perder o peso a mais.



8. Alguns tipos de açúcar são piores que outros

Segundo a WebMD, o corpo absorve de maneira similar o açúcar comum, o mel e os adoçantes feitos de milho convertido em frutose.



9. Pular refeições torna a dieta mais eficaz

Essa ação faz com que aumente a fome, o que, por sua vez, leva a um consumo maior de alimentos na próxima refeição. Alguns estudos chegaram a conclusão de que pular o café da manhã pode engordar.



10. Perca 5 quilos em uma semana com produtos milagrosos

Cuidado com os produtos que prometem milagres, como perder vários quilos em pouco tempo, é muito difícil que isso ocorra, além disso, tais produtos podem ser perigosos para a saúde; já os que se baseiam em ervas ou componentes naturais geralmente não foram submetidos a rigorosos processos de verificação científica para garantir sua eficácia e segurança.





Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados