Carrapato e febre maculosa: sinais de alerta

Quem já foi para um passeio em região de matas e voltou com “pontinhos pretos” grudados na pele? Preste bastante atenção, pois estes “pontinhos” podem ser carrapatos.



Por:Jornal NC - Publicado em 08/06/2017

Carrapato e febre maculosa: sinais de alerta

O carrapato pode, sim, transmitir doenças. Duas delas são a Doença de Lyme e a Febre Maculosa. Importante saber que o carrapato é apenas o vetor dos agentes infecciosos, à semelhança do Aedes aegypti, que também é o mosquito vetor e transmissor das conhecidas viroses como dengue, zika e chicungunya. Para evitar estas últimas doenças, devemos nos proteger da picada do mosquito. Para evitar a Febre Maculosa e a doença de Lyme, devemos evitar que o carrapato fique “grudado” na pele.
Veja Também: Estudo da USP usa quimioterapia mais intensa aliada a transplante de célulastronco para controlar diabetes

A Doença de Lyme é causada por uma bactéria chamada Borrelia burgdorferi, que é transmitida por um carrapato do grupo Ixodes. Esta doença pode ser muito grave, especialmente quando acomete o sistema nervoso central, causando desde meningite até um quadro de fraqueza muscular que afeta especialmente braços e/ou pernas, como exemplificou um vídeo recentemente “viralizado” nas redes sociais, de um menina acometida. Esta doença é rara no Brasil e mais frequente nos Estados Unidos e Europa. A Febre Maculosa, no entanto, é comum aqui no Brasil. É transmitida por uma bactéria chamada Rickettsia, que contamina carrapatos popularmente conhecidos como “carrapato-estrela”, “carrapato de cavalo” ou “rodoleiro”.
Importante saber que, para infectar uma pessoa, o carrapato tem que ficar “grudado” na pele por pelo menos 4 a 6 horas. Por isso, quem viaja para locais onde se sabe haver carrapatos, o ideal é que se proteja com roupas longas, com o mínimo de superfície de pele exposta. Use botas longas também. Além disso, examine-se a cada 3 horas e caso encontre algum carrapato, remova-o imediatamente. Se houver carrapatos grudados nas roupas, retire-as e ferva.
Outra dica: Cuidado na hora de retirar os carrapatos. O correto é utilizar uma pinça de ponta fina. Coloque-a entre a pele e a cabeça do carrapato e puxe com firmeza para cima. Evite usar as mãos. Não torça nem esmague o carrapato.
Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade


Contato

Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 - 2024 - Jornal NC. Todos os direitos reservados