Moon Jae-In vence a eleição presidencial na Coreia do Sul



Publicado em 12/05/2017

Moon Jae-In, veterano da luta pelos direitos humanos e favorável a uma aproximação com a Coreia do Norte, venceu nesta terça-feira com folga a eleição presidencial na Coreia do Sul.
Moon, grande favorito nas pesquisas e candidato do Partido Democrático, de centro-esquerda, obteve 41,4% dos votos, de acordo com uma pesquisa de três canais de televisão.
O conservador Hong Joon-Pyo ficou muito atrás, com 23,3% dos votos, seguido pelo centrista Ahn Cheol-Soo (21,8%).
O resultado foi “uma grande vitória de um grande povo” disse Moon aos seus simpatizantes na praça Gwanghwamun de Seul, onde uma multidão de pessoas se reuniu durante meses, à luz de velas, para exigir a renúncia de Park.
Na praça, uma trabalhadora independente, Koh Eun-Byul, de 28 anos, disse à AFP que se sentia “feliz porque agora há esperança de uma mudança significativa”.
Veja Também: China anuncia que testou um novo míssil perto da costa coreana

As eleições aconteceram em um clima político marcado pelo escândalo de corrupção que resultou no impeachment da presidente Park Geun-Hye e pela tensão com a Coreia do Norte. Poucas horas antes do fim da votação, 63,7% dos eleitores já haviam comparecido às urnas, contra 59,3% há cinco anos no mesmo horário, um aumento significativo e aguardado após os grandes protestos em que milhões de pessoas exigiram a saída de Park. No epicentro da crise está a relação da presidente destituída com Choi Soon-sil, sua grande amiga e que é chamada pela imprensa de “Rasputina” pelas acusações de que se aproveitou de suas relações para obter dezenas de milhões de dólares das grandes empresas sul-coreanas.
Curta nossa Fanpage no Facebook



Publicidade


Contato

Telefone
(11) 98983-6042

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.


©2014 2018 - Jornal NC. Todos os direitos reservados